3 min de leitura
18 Jul
18Jul

Neste texto iremos descobrir se uma transportadora pode ser MEI.

O que você verá nesse texto:  

  • Uma transportadora pode ser MEI?
  • Nota fiscal do MEI Transportador.
  • O que é necessário para emitir CT-e sendo MEI?

A resposta é SIM, uma transportadora pode ser MEI.

Os MEIs (Microempreendedores Individuais) são uma alternativa para profissionais que atuam informalmente nas mais diversas áreas e desejam se formalizar. 

Ao se tornar um MEI, o profissional de transportes terá alguns  benefícios após a criação do CNPJ

Uma vez cadastrado como MEI, o transportador pode emitir notas fiscais de todos os serviços de envio por ele realizados.

Nota fiscal do MEI Transportador

Como todos sabemos, na área de transporte de cargas, as empresas precisam emitir Nota fiscal Eletrônica se transportarem dentro do município e CT-e para transporte de cargas para outros municípios ou estado.

Em alguns estados, o MEI já pode emitir CTe. 

Nessa categoria, os profissionais, além de emitirem conhecimento eletrônico, gozam de uma carga tributária muito baixa e são obrigados a pagar uma taxa fixa ao se cadastrarem na categoria MEI. 

Isso simplifica e desburocratiza o processo para que os autônomos possam abrir suas próprias empresas e regular suas atividades. 

Além da vantagem de poder se aposentar contribuindo para a Previdência Social.

O que é necessário para emitir CT-e sendo MEI?

Além do CNPJ, os transportadores MEI devem solicitar à SEFAZ o seu registro nacional para obter a autorização para emissão do Conhecimento de Embarque Eletrônico - CT-e.

O transportador autônomo que se tornar MEI e começar a emitir CT-e cumprirá os documentos fiscais exigidos pelo setor de transporte para exercer suas  atividades.

Isso evita multas por falta de documentação fiscal no caso  de fiscalizações e outros grandes inconvenientes, como mercadorias apreendidas, veículos apreendidos e atrasos na entrega de mercadorias. 

Não saber como funcionará a aplicação do CT-e nas operações de transporte é um dos maiores riscos enfrentados diariamente. 

Por isso, se você é um transportador autonômo que acaba de se tornar um MEI, se cadastre na SEFAZ do seu estado e comece a emitir sua NF-e ou  CT-e sem correr o risco de multas por falta deste documento fiscal.

Contabilidade Online é uma nova modalidade de contabilidade

O contador que você busca, só que de maneira prática, inteligente, econômica, mas acima de tudo, humana e de baixo custo, desenhada para pequenas e médias empresas com o objetivo de estar disponível para você, empreendedor! 

Usamos da tecnologia para reduzir seus custos e trabalhamos continuamente para oferecermos um serviço com muita qualidade! 

Pensando em abrir empresa?

Fale com nossos especialistas 💙

Autora: Naiara Toledo

Consultora Fiscal na Contabilizeaqui




 


Comentários
* O e-mail não será publicado no site.