7 min de leitura
30 Jun
30Jun

Neste texto vamos falar um pouco sobre o Recrutamento online, a nova modalidade de contratação para o Mercado de Trabalho.

  • Afinal, o que é recrutamento online?
  • Quais as vantagens do recrutamento online?
  • Quais os cuidados necessários para o recrutamento online?
  • Software de recrutamento online, como escolher?
  • O que é software de recrutamento online?
  • Como funciona um software de recrutamento online?

Com os avanços tecnológicos, as empresas vêm evoluindo conforme a crescente demanda de procura de produtos e serviços vêm crescendo. 

E para pode manter o ritmo, as empresas procuram profissionais qualificados para poder atender seus clientes e agregar ainda mais valores à empresa e ampliando os negócios.

E é através do recrutamento que o departamento de RH, seleciona e avalia os profissionais qualificados para ocupar as vagas disponíveis, dentro da organização. 

Mas, com a era da tecnologia e informação o recrutamento passou por algumas mudanças, principalmente para avaliação dos novos recrutas.

A forma mais básica é a triagem de currículos, onde está a primeira imagem que o colaborador vai passar para empresa e mostrar sua ficha profissional, e após a seleção dos melhores é marcado a entrevista. 

Essa é parte do contato cara a cara que empresa e o futuro empregado vão ter para se conhecerem melhor.

Mas, por conta, do distanciamento social que teve que ser aplicado no período da Pandemia Covid-19, as empresas que conseguiram se manter no estado de calamidade e por sua vez contratar novos profissionais, optaram em fazer de forma remota o recrutamento.

Por isso, no texto abaixo, vamos falar um pouco mais dessa modalidade que vêm crescendo na área de RH, além de trazer um destaque, no qual até a carteira de trabalho virou um documento digital, trazendo mais facilidade de acesso aos trabalhadores.

Afinal, o que é recrutamento online? 

O recrutamento online, nada mais é uma ferramenta inovadora que facilita o processo seletivo dentro da organização, para os recrutadores, que alguns casos demanda muito tempo. Portanto, quanto mais otimizado, melhor.

A divulgação das vagas de emprego por meios online (LinkedIn, Instagram, Facebook, etc.) chama mais atenção, por conta da forma rápida em que chega à informação para os candidatos. 

Isso ocorre por conta das mudanças no setor de telecomunicação, onde o RH passou a ser mais tecnológico e percebeu que os meios virtuais podem ser bem vantajosos, para atrair o perfil profissional necessário para a organização.

Por conta disso, o recrutador começou a implantar um método para realizar o processo seletivo de profissionais para as vagas, à distância, ou seja, primeiramente publicado nas plataformas digitais o anúncio da vaga, e depois os currículos enviados são selecionados os melhores. 

Algumas empresas, optam em deixar disponíveis no próprio site um formulário de preenchimento para as pessoas que tem interesse em fazer parte do time.

Depois, entra em contato via telefone ou e-mail para formalizar uma entrevista online, essas entrevistas muitas vezes são feitas por videoconferência, onde o candidato e recrutador conversam sobre a possível vaga, e nesse processo podem ser aplicado testes práticos via internet. 

Após essa entrevista online, é que o candidato que passou vai presencialmente a empresa para finalizar o recrutamento.

Mas, para uma empresa aplique o recrutamento online de formar eficiente e adequada, é necessário que seja aplicado um investimento no procedimento, como as ferramentas utilizadas de boa qualidade e desempenho rápido.

Entre as ferramentas tecnológicas mais utilizadas (celulares, tablets, notebook, etc.), também temos: 

  • Redes sociais;
  • Plataforma de anúncios de vagas;
  • Videoconferências;
  • Testes técnicos e comportamentais online;

Quais as vantagens do recrutamento online?

Há vários benefícios dessa ferramenta para contratação em relação ao processo tradicional. Vamos destacar as principais vantagens para aderir a essa modalidade online:

1.Atrair candidatos com o perfil ideal  

Através da internet, é possível fazer divulgação das vagas, seja nas redes sociais ou plataformas de anúncios de empregos, de forma direcionada e especificas aos profissionais da área, que poderão ser atraídos com a vaga.

2.Triagem dos currículos 

No recrutamento online, as empresas podem fazer a triagem por meio de um filtro específico, por exemplo, pelo nível de experiência ou formação. Assim, não há necessidade de ler um por um, e fazer a impressão, pois ele vai estar disponível na palma da mão através da tecnologia.

3.Alguns fatores para avaliações

Há várias ferramentas para ajudar os profissionais de RH na tomada de decisões mais assertiva, dentro do recrutamento online. 

Como verificar os perfis dos candidatos através das redes sociais, por exemplo, já dão pistas do perfil comportamental de cada um, além disso, pode ser utilizados jogos online projetados para proporcionar experiências interativa e emocional com os usuários, fortalecendo o aprendizado, por exemplo jogos que tenha sistema de pontuação; fases; missões; etc. Na área de RH esse método é chamado de gamificação.

E temos a Inteligência Artificial, implementada nos setores das empresas, e principalmente no RH onde é possível automatizar os processos; relacionar as informações para as vagas em aberto; desenvolver ferramenta de gestão comportamental (metodologia DISC) e desenvolver robôs para comunicar com os usuários.

4.Dados atualizados 

Hoje, com as plataformas online, é possível o candidato manter seu cadastro ativo e em dia. Pois, os dados estarão protegidos e sempre atualizados.

5.Redução de custos 

Além de todos esses benefícios citados, o recrutamento online é mais econômico apara empresa, em relação a divulgação pela internet das vagas. E, para os candidatos, economiza com o deslocamento e impressão de currículos.

Quais os cuidados necessários para o recrutamento online?

O recrutamento online é excelente estratégia para as organizações, mas deve ser ressaltados alguns cuidados que dever ser adotados, como: 

  • Não deixar o processo ser totalmente virtual, mas, sim no final seja realizado uma entrevista presencial, para não se torna tudo impessoal demais. Além disso, a internet tem vantagens, mas permite que as pessoas ocultem dados importantes.
  • O RH precisa manusear corretamente os ferramentais disponíveis para o recrutamento online, para poder personalizar os campos necessário e fazer um filtro com qualidade para a triagem de currículos.

A internet chegou para facilitar a vida de todas, se for usada corretamente. E o recrutamento permite que um profissional se candidate a uma vaga de emprego de forma mais ágil.

Software de recrutamento online, como escolher?

A tecnologia é um grande aliado para o setor de Recurso Humanos, e para o recrutamento tem ferramentas excelentes, capaz de tornar mais positivo a busca de novos candidatos, que se enquadra no perfil organizacional. 

E facilita o trabalho o recrutador em otimizar o tempo na triagem de currículos. 

Outra vantagem do software de recrutamento online é a possibilidade de organizar um banco de dados dos novos talentos para os futuros processos seletivos.

Atualmente, a demanda por aplicativos e programas capazes de atomizar os processos vêm crescendo no mercado e isso reflete no desenvolvimento de vários produtos para atender as necessidades das organizações. 

O que torna um pouco mais difícil de escolher o melhor software. Abaixo veremos o que realmente é o software de recrutamento e como ele funciona!

O que é software de recrutamento online?

É um programa que pode rastrear os candidatos que disputam vagas nas empresas, permitindo o manuseio eletrônico e aplicar as necessidades da empresa para poder fazer o recrutamento e seleção, desde a etapa de recebimento de currículos até a efetivação do colaborador.

Como funciona um software de recrutamento online?

Assim que o profissional busca uma vaga no mercado de trabalho, preenchendo formulários de empregos via internet ou anexar currículo em uma plataforma digital, ele já está em contato com o software.

A partir disso, o programa organiza as informações preenchidas e analisa uma base dados, filtrando através dos critérios definidos pela empresa, através das palavras-chaves.

Esse filtro, seleciona os candidatos que mais atendes os requisitos desejados pelo RH.

Vale ressaltar que cada software tem sua funcionalidade, mas, geralmente as opções de pesquisa são relacionadas a remuneração desejada, experiências profissionais e o tempo em cada uma, entre outros.

Diante disso, contar com essa tecnologia proporciona agilidade, menor uso de papel, definir, resultados, organização de dados e fortalecimento da marca da empresa, que acaba sendo mais divulgada por conta da internet.

Contabilidade Online é uma nova modalidade de contabilidade.

O contador que você busca, só que de maneira prática, inteligente, econômica, mas acima de tudo, humana e de baixo custo, desenhada para pequenas e médias empresas com o objetivo de estar disponível para você, empreendedor! 

Usamos da tecnologia para reduzir seus custos e trabalhamos continuamente para oferecermos um serviço com muita qualidade!

Pensando em abrir empresa?

Fale com nossos especialistas 💙

Autora: Isadora Veiga

Consultora Pessoal na Contabilizeaqui 

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.