2 min de leitura
18 Jul
18Jul

Neste texto iremos falar sobre a  Nota Fiscal de Devolução e Nota Fiscal de Retorno? Será que é a mesma coisa? Vamos conferir.

Neste texto você verá:

  • O que é Nota Fiscal de Retorno?
  • O que é Nota Fiscal de Devolução?
  • Qual a diferença entre Nota Fiscal de Retorno e Nota Fiscal de Devolução?

O que é Nota Fiscal de Retorno?

As notas fiscais de retorno são usadas quando as mercadorias precisam ser devolvidas ao estoque, mas sua saída não é para fins de venda ou compra. 

Normalmente, uma ordem de devolução é utilizada quando uma empresa recebe uma nota para remessa e precisa emitir uma ordem de devolução para a instituição que enviou a mercadoria. 

Por exemplo, quando um produto está com defeito e precisa ser enviado a terceiros para reparo. Neste tipo de mudança, não há impostos e o prazo máximo de retorno é de 180 dias.

O que é Nota Fiscal de Devolução?

O objetivo da nota fiscal de devolução é cancelar uma operação de compra ou venda, incluindo operações relacionadas a impostos

Desta forma, a nota fiscal de devolução deve sempre ser emitida com base nas mesmas informações da nota fiscal original. Existem dois tipos de ordens de devolução:

  • Devoluções de vendas: Devoluções de produtos de faturas de vendas. Por exemplo: quando uma venda é enviada para um único destinatário e o produto não é aceito.
  • Devoluções de compra: Devolução de produtos de faturas de compra. Exemplo: Quando um fornecedor envia um produto para um cliente comercial, o produto chega danificado.

Qual a diferença entre a Nota Fiscal de Retorno e a Nota Fiscal de Devolução?

A principal diferença entre uma nota de devolução e uma nota de retorno é que, a de devolução é usada após a emissão de uma nota de entrega, enquanto uma de devolução é usada após a emissão de uma nota de compra ou venda. 

Com isso, antes de emitir qualquer nota fiscal, consulte seu contador a respeito das CFOP’s que devem ser usadas.

Contabilidade Online é uma nova modalidade de contabilidade

O contador que você busca, só que de maneira prática, inteligente, econômica, mas acima de tudo, humana e de baixo custo, desenhada para pequenas e médias empresas com o objetivo de estar disponível para você, empreendedor! 

Usamos da tecnologia para reduzir seus custos e trabalhamos continuamente para oferecermos um serviço com muita qualidade! 

Pensando em abrir empresa?

Fale com nossos especialistas 💙

Autora: Naiara Toledo

Consultora Fiscal na Contabilizeaqui 


Comentários
* O e-mail não será publicado no site.