Toda empresa necessita de recursos para executar suas atividades. Um comércio precisa de produtos para revenda, uma prestadora de serviço utiliza-se de materiais de consumo, já uma indústria não pode ficar sem matéria prima, não é mesmo?
Portanto, todo ato de compra ou contratação de serviços, ocorrerá na obrigatoriedade de receber um documento fiscal que será utilizado para fins de registro e cumprimento de obrigações fiscais.
Vamos a um exemplo:
Uma empresa prestadora de serviços que atua fazendo impressões de mapas para fins de construções de casas, terá que efetuar a compra de bobinas de papel sulfite, cartuchos de tintas coloridas, entre outros materiais para poder realizar seu trabalho.
A empresa que vendeu esses materiais emitirá uma nota de venda. Essa nota fiscal emitida pela empresa vendedora, será reconhecida como uma nota fiscal de entrada para a prestadora de serviços que adquiriu os materiais indispensáveis para realização do seu trabalho.
No entanto, para desempenho das atividades, apenas a compra de materiais não será suficiente, certo? Também é necessário a utilização de uma impressora, um computador, entre outros equipamentos que, ao serem comprados, também terão uma nota fiscal e, consequentemente, serão reconhecidos na contabilidade.
MAS, O QUE É SER TOMADOR DE OUTRA EMPRESA?
Um tomador é aquele que contrata a prestação de serviços de terceiros. Dando sequência ao exemplo acima, a prestadora de serviços de impressão contrata o escritório Contabilizeaqui para contabilidade de suas movimentações patrimoniais. Logo, a nota fiscal de serviços emitida pelo escritório será reconhecida como nota fiscal de entrada e será utilizada para lançamento e escrituração junto a prefeitura no qual a empresa tomadora possui cadastro mobiliário.
QUAL A IMPORTÂNCIA DO ENVIO DE NOTAS FISCAIS AO ESCRITÓRIO?
Mensalmente solicitamos o envio das notas fiscais de entrada na nossa plataforma de comunicação (Onvio). Pedimos aos nossos clientes que nos enviem todas as notas fiscais recebidas mês a mês.
Exemplo: Para a primeira semana do mês de Fevereiro/2021 (Mês vigente), nos enviar todas as notas recebidas em Janeiro/2021 (Mês anterior). Desta maneira, não haverá multas decorrentes da não entrega de declarações ou multas por atraso de pagamento de impostos.
Quando ocorre o envio mensal de todas as documentações contábeis e fiscais (Notas fiscais, comprovantes de pagamentos, extratos bancários, recibos, entre outros) é gerado relatórios e demonstrativos que espelham a realidade da empresa, permitindo que os sócios tomem as melhores decisões.
QUAIS ARQUIVOS DEVO ENVIAR AO ESCRITÓRIO?
Os arquivos que deverão ser encaminhados compreendem:
Os arquivos deverão ser enviados em formato XML e PDF.
COMO ENVIAR AS NOTAS FISCAIS NO PORTAL ONVIO?
Para envio de arquivos, entrar com o login e senha na plataforma do Onvio Gestão e clicar na aba “Solicitações de Serviços” / Geral:
Após, na próxima página, selecionar o departamento fiscal, colocar no campo assunto “Notas de Entrada”, escrever uma descrição conforme necessidade e anexar os arquivos clicando no botão “localize um arquivo”.
Prontinho, agora é só clicar no botão adicionar e aguardar nosso retorno via resposta a solicitação: