4 min de leitura
30 Jun
30Jun

Neste texto iremos falar sobre os Impostos, Tributos e Taxas. Será que é a mesma coisa? Vamos conferir!

O que você verá nesse texto: 

  • O que é tributos?
  • O que é taxa?
  • O que é imposto?
  • Afinal, qual a diferença dentre eles?
  • Qual a importância de recolher os tributos?

Você sabe o que é um tributo? Esse termo é muito utilizado como sinônimo de imposto, mas na realidade os dois estão relacionados, porém não é a mesma coisa.

O que é tributo?

Tributos são cobranças obrigatórias, ou seja, não temos a opção de escolher se iremos efetuar o pagamento ou não, devem ser pagas em dinheiro, não podendo ser trocados por bens materiais como ter um carro, uma casa, para efetuar essa troca.

Os tributos podem ser diretos quando os contribuintes realizam o pagamento como o Imposto de Renda, ou indiretos quando incidem sobre o preço final de mercadorias e serviços, por exemplo. São exemplos de tributos: IPVA, IPTU, ICMS, dentre outros.

Lembrando que o pagamento tem que seguir a moeda do país, por exemplo, não pode fazer o recolhimento dos tributos no Brasil utilizando dólares.

O que é taxa?

As taxas estão em todos os lugares: condomínios cobram taxas, bancos, taxas municipais, dentre outras. 

Geralmente são valores fixos que precisam ser pagos em troca de um serviço específico, como o licenciamento de um veículo, emissão de documento (RG, CPF), registro de um contrato, etc.

O que é Imposto?

Imposto é o mais famoso e de maior importância para o nosso Governo Federal, pois é através dele que se garante a sustentabilidade do país, estados e municípios. 

São diversos impostos que podem incidir sobre o patrimônio, a renda ou o consumo e servem para financiar serviços públicos como o investimento na educação, saúde e segurança.

Afinal, qual a diferença dentre eles?

A taxa é destinada para fins específicos e você sabe para onde está indo o seu dinheiro. O imposto e os tributos podem ser usados para uma série de finalidades e você não tem como saber exatamente quais atividades foram financiadas com o valor recolhido. 

Sem contar que os valores das taxas são fixas para todo mundo, já o valor do imposto é variável, de acordo com o faturamento da empresa, de acordo com o seu veículo para chegar ao cálculo do IPVA por exemplo, no qual são aplicadas alguma porcentagem de alíquotas para chegar ao valor final.

Qual é a importância de recolher os tributos?

É de extrema importância que você esteja em dia com os tributos da sua empresa, pois se ele não for realizado corretamente, o contribuinte enfrenta consequências negativas, como a inadimplência fiscal podendo gerar o efeito bola de neve, com multas e juros se acumulando. No final, você terá que recolher muito mais do que sua dívida original.

Além disso, você pode sofrer processos para a execução da dívida, podendo ser uma experiência muito estressante e isso apenas aumenta sua dívida, já que você atrasa as despesas, correndo o risco de ser inscrito no Cadastro de Inadimplentes, o CADIN, o que te impede de contratar financiamentos.

Por isso, quem tem débitos em aberto com o Fisco precisa buscar alternativas para deixar em dia as pendências. Em geral, o poder público oferece condições facilitadas para incentivar a quitação de dívidas. 

No entanto, para que você fique em dia com o recolhimento destes impostos, conte com a transparência dos nossos serviços, sua empresa segura é no ContabilizeAqui.

Contabilidade Online é uma nova modalidade de contabilidade

O contador que você busca, só que de maneira prática, inteligente, econômica, mas acima de tudo, humana e de baixo custo, desenhada para pequenas e médias empresas com o objetivo de estar disponível para você, empreendedor! 

Usamos da tecnologia para reduzir seus custos e trabalhamos continuamente para oferecermos um serviço com muita qualidade! 

Pensando em abrir empresa?

Fale com nossos especialistas 💙

Autora: Letícia de Estefano

Consultora Fiscal na Contabilizeaqui 


Comentários
* O e-mail não será publicado no site.