4 min de leitura
18 Jul
18Jul

Você tem uma empresa inativa ou uma empresa sem movimento? 

Será que existem diferenças? 

Vamos descobrir juntos? 

O que você vai ver neste texto: 

  • Empresa inativa X Empresa sem movimento, temos obrigações para serem entregues?
  • Qual a diferença entre empresa inativa e uma empresa sem movimento.

Empresa Inativa X Empresa Sem Movimento temos obrigações para serem entregues?

Esse texto é para você que está com sua empresa sem movimento, porém o seu CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) está ativo e é necessário realizar as entregas mensais com os valores zerados para a computação da Receita Federal. 

Empresa sem movimentação é o ponto de engano para os empresários que acham que não precisam realizar nenhuma obrigação acessória devido ao seu status atual. 

Muitos empreendedores quando deixam de fazer movimentações em sua empresa, acreditam que o empreendimento não gera obrigações. 

Mas para voltar as atividades ou até mesmo para realizar o encerramento da empresa, é necessário colocar todas as obrigações em dia, como o pagamento de impostos e a entrega das declarações

É verdade que existe uma burocracia no processo de encerramento de empresas, e por isso, muitos empreendedores acabam mantendo paralisadas, ou seja, inativas. 

Contudo, para dar baixa é preciso que ela esteja em dia junto aos órgãos públicos. 

Mesmo que a empresa esteja sem movimentação frequente ou que a empresa não esteja funcionando, é preciso entregar uma serie de obrigações acessórias aos órgãos federais com frequência. 

Mais do que recolhimento de tributos, todas as empresas têm o dever de oferecer informações fiscais previdenciárias e trabalhistas aos órgãos de fiscalização. 

E isso deve acontecer dentro dos prazos estabelecidos pelos órgãos federais e respeitar as normas que somente os contadores estão atualizados para seguir. 

As empresas sem movimento todas as obrigações acessórias comuns a qualquer empresa deve ser entregue como a DCTF, SPED, escriturações mensais, impostos de renda de pessoa jurídica, dentre outras.

Para tais procedimentos fiscais, é necessário identificar se a sua empresa esta inativa ou sem movimento, pois gera obrigações acessórias diferentes para entregas ao âmbito Federal.

Qual a diferença entre empresa inativa e uma empresa sem movimento?

Uma empresa inativa é aquela que não teve nenhum tipo de movimentação durante o ano calendário como por exemplo: 

  • Atividades operacionais;
  • Não operacionais;
  • Financeiras (pagamentos de fornecedores, recebimentos de duplicatas, etc);
  • Patrimoniais;
  • Investimento no mercado financeiro ou de capitais.

Vale a pena destacar que a empresa inativa deve ser enquadrada a partir de um procedimento formal no qual o processo é realizado pela DCTF (Declaração de débitos e créditos tributários federais). 

No qual as obrigações estaduais e municipais deverão continuar sendo entregues, e a empresa continua somente com o status de não fazer nenhuma transação bancária nem movimentar receitas ou despesas durante o ano. 

Já a empresa sem movimento é aquela que não teve movimentação operacional, o que na prática significa não realizar vendas de produtos e nem prestação de serviços, o qual não é executada nenhuma atividade que gere receita financeira. 

A empresa sem movimento realiza transações eventualmente, periodicamente, e deverá cumprir todas as obrigações acessórias, como qualquer outra que esteja ativa. 

E agora, você consegue saber se a sua empresa está inativa ou sem movimento? 

Por isso, é muito importante você ter o auxílio do seu contador mesmo não tendo movimentação financeira na sua empresa, pois temos obrigações acessórias mensais e anuais a serem entregues, e a falta delas podem gerar multas para a empresa o que pode desequilibrar o caixa financeiro.

Com os serviços da ContabilizeAqui você conta com a ajuda dos profissionais especializados no qual terá a certeza de que independente do cenário que a sua empresa se encontra, nós iremos aplicar as medidas corretas para garantir o fiel cumprimento das obrigações.

Contabilidade Online é uma nova modalidade de contabilidade

O contador que você busca, só que de maneira prática, inteligente, econômica, mas acima de tudo, humana e de baixo custo, desenhada para pequenas e médias empresas com o objetivo de estar disponível para você, empreendedor! 

Usamos da tecnologia para reduzir seus custos e trabalhamos continuamente para oferecermos um serviço com muita qualidade! 

Pensando em abrir empresa?

Fale com nossos especialistas 💙

Autora: Letícia de Estefano 

Consultora Fiscal na Contabilizeaqui 

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.