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29 Mar
29Mar

A palavra do moda, definitivamente é Dropshipping. Gostaria de saber o que é e como funciona? Então esse texto é para você.

Essa modalidade, é uma operação nova no meio comercial. Ainda não temos uma norma legal que defina exatamente como ela deve funcionar. 

Essa modalidade é voltada para os e-commerces e marketplaces, onde permite que a empresa efetue uma venda sem ter estoque físico das mercadorias vendidas. Permitindo assim uma grande facilidade na logística. 


Essa operação funciona da seguinte forma:

1) a empresa que realiza a venda de uma determinada mercadoria atua como uma intermediária entre o fornecedor e o comprador. 

2) A entrega da mercadoria, é feita pelo fornecedor direto para o comprador, sem antes passar pela loja, assim não gerando um estoque. 

3) E por fim o intermediador é remunerado pelo serviço realizado. 

Essa solução pode ser muito vantajosa para pequenas empresas, que não tem um espaço para manter um estoque físico, e talvez um capital para toda operação logística de manter os produtos em um estoque físico. 

Com o Dropshipping você não precisa lidar com todo o processo de separação da mercadoria, conferência, embalagem e envio. 

Como implementar essa modalidade a minha empresa? 

Antes de qualquer decisão de implementação o ideal é planejar, defina qual será seu nicho de mercado, pesquise fornecedores que aceitem essa modalidade, e os preços de todos os produtos. 

É imprescindível fazer uma boa análise de fornecedor, para que ele tenha um bom monitoramento do estoque, e não ocorra da sua empesa realizar a venda, e o produto não estar mais disponível para envio. 

Também que haja uma comunicação segura e ágil entre sua empresa e o fornecedor. 

Em caso de troca ou devolução, a obrigação entre a comunicação entre comprador e fornecedor é do intermediador da venda, porém, o processo de logística fica pela responsabilidade do fornecedor. 

Ao implementar essa atividade, qual CNAE devo ter em meu CNPJ? 

Como se trata de uma atividade de intermediação, o CNAE ideal é o: 

7490-1/04 - ATIVIDADES DE INTERMEDIAÇÃO E AGENCIAMENTO DE SERVIÇOS E NEGÓCIOS EM GERAL, EXCETO IMOBILIÁRIOS

Esse CNAE não permite que a empresa se enquadre no MEI, podendo se enquadrar no Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido

Dentro do Simples Nacional esse CNAE é tributado pelo anexo V. Onde a alíquota inicial é de 15,5%. 

Como funciona esse processo de venda pelo Dropshipping? 



1) O intermediador publica todos os produtos a serem vendidos em sua loja virtual.

2) O cliente realiza a compra dos produtos. 

3) O intermediador repassa o pedido para o fornecedor.

4) Por fim, o fornecedor faz todo o processo de separação da mercadoria, embalagem e envio para o cliente.


 Quais são as vantagens de aderir esse modelo de negócio? 

  • Investimento inicial reduzido, pelo fato de não precisar de uma estrutura física de estoque e armazenagem, esse modelo não existe um grande investimento inicial. É possível que toda a operação de contato com fornecedor, manuseio da plataforma de venda seja feita pela própria residência do intermediário.
  • Transporte e logística, não precisando de um investimento nessa área, pois o processo de logística será todo realizado pelo fornecedor da mercadoria. São eles que irão lidar com todo o processo de custos de armazenagem e envio.
  • Facilidade de administração, pelo fato da economia operacional, administrar esse modelo de negócio se torna simples. Não tendo que lidar com estoque, logística, aluguel de espaço, contratações de Softwares de gestão, etc. Sobra mais tempo para o intermediador se dedicar a divulgação e novas ideias de projetos que possam vir a aumentar seu negócio. Também, por ser um negócio virtual, temos a autonomia de administrá-lo de qualquer lugar.

 Existe alguma desvantagem em aderir a esse modelo de negócio? 

Esse modelo de negócio é simples, porém, exige uma boa organização e controle, vamos ver o que pode se tornar uma desvantagem. 

  • Concorrência, por se tratar de vendas online, existe um grande número de concorrentes. Assim, um diferencial se torna imprescindível para que a empresa tenha destaque no marcado.
  • Falta de controle e gerência dos fornecedores, é essencial que os fornecedores sejam de confiança, pois se deixarem de entregar ou atrasar algo, você também deixara de entregar e atrasará a entrega ao seu cliente.

 Qual tipo de nota devo emitir? 

Por se tratar de uma prestação de serviços, a nota fiscal será de serviço. A nota de venda, quem irá emitir é o seu fornecedor. Essa nota fiscal poderá ser emitida pelo sistema disponibilizado pelo seu município, ou por algum sistema próprio. 


Se você está iniciando nesse ramo de vendas online, o Dropshipping é uma ótima opção, pelo fato de ser uma modalidade simples. Tenha bastante organização, e pesquise bem seus fornecedores antes de iniciar as vendas, e busque sempre um diferencial para poder ter sucesso nas vendas.


Entendeu como funciona o Dropshipping? Se tiver uma dúvida, só deixar nos comentários :)


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Autora: Monise Gatti

Líder Fiscal na Contabilizeaqui



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