DDA - Débito Direto Autorizado
Conforme pesquisa feita pelo Banco Mundial, o Brasil foi eleito o país mais burocrático do mundo.
Conforme reportagem do site Fenacon “...a Bolívia ocupa o penúltimo lugar, segundo o relatório, com 1.025 horas por ano gastos com burocracia tributária. Na Argentina, por exemplo, o tempo médio é de 311,5 horas anualmente. Já no México o número cai para 240,5 horas/ano. A média nos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE ) é de 160,7 horas anuais. Aqui é onde se gasta mais tempo no mundo quando se trata de burocracia tributária".
A referida pesquisa estima-se que no Brasil são gastos 2.000 horas/anos com burocracia tributária.
A pesquisa é contestada pela Receita Federal, que estima-se que no Brasil são gastos 600 horas/ano com trâmites burocráticos.
Enquanto a parte burocrática no Brasil caminha a duras penas, o nosso sistema bancário é um dos mais avançados do mundo e a criação do DDA – Débito Direto Autorizado, foi mais uma inovação que visa facilitar a vida o empresário brasileiro.
Conforme o site da FEBRABAN “o DDA é mais uma inovação desenhada e implementada pela FEBRABAN e os bancos associados para contribuir com maior produtividade e eficiência o sistema. No início da década de 90 foi inserido nos boletos ou bloquetos de cobrança o código de barras. Isso permitiu que a compensação fosse realizada de forma eletrônica, sem o trânsito do documento físico pela compensação. Mas, o cliente continuou recebendo em casa ou na empresa os boletos em papel, que substituem, por sua vez, duplicatas, notas promissórias, letras de câmbio, recibos ou cheques.
O DDA surge para facilitar o dia-a-dia das empresas, clientes e usuários. O sistema permite que todos os compromissos de pagamentos sejam recebidos eletronicamente, por meio dos bancos que atendem pessoas físicas e jurídicas. Os valores das transações, a exemplo do que já ocorre hoje, serão automaticamente creditados na conta corrente dos clientes credores. ”
Veja como consultar pendências no seu CNPJ Grátis ou Como agir se você recebeu o termo de Exclusão do Simples Nacional.
O fluxo normal de uma empresa seria:
1)A empresa compra de um fornecedor uma mercadoria ou serviço.
2)Após acordado as condições de pagamento e valores, o fornecedor envia para a empresa nota fiscal, produto e boleto bancário.
3)O departamento de contas a pagar da empresa, precisará realizar o pagamento, no dia de vencimento do boleto enviado pelo fornecedor.
Se pensarmos em apenas um boleto bancário, isso parece ser simples, mas imagine se a empresa tiver 100 boletos bancários para pagar ou se a empresa não possuir um Departamento de Contas a Pagar dedicado a isso?
Aí que o DDA Auxilia grandes e pequenas empresas?
Você cadastrando o DDA, assim que o fornecedor emitir o boleto bancário, ele aparecerá no site do seu banco, apenas para autorização do pagamento, não sendo necessário digitar o código de barras e evitando que a sua empresa esqueça o pagamento da respectiva obrigação.
Nossos clientes do Contabilizeaqui, já constam com essa comunidade, assim que emitirmos os nossos boletos, eles já aparecem nos sistemas bancários de nossos clientes.
A sua empresa ainda não utiliza o DDA? Converse com o gerente do seu banco e adquira mais essa facilidade do nosso avançado sistema bancário.
E então, entendeu como funciona o DDA? Se você achou esse conteúdo útil e interessante, não deixe de compartilhá-lo nas suas redes sociais!
Contabilizeaqui é uma contabilidade online inteligente, prática, humana e de baixo custo, desenhada para pequenas e médias empresas. Está querendo abrir empresa ou busca um contador online, Contabilizeaqui.
Texto escrito por:
Leandro Batagin: Sócio idealizador da Contabilizeaqui