7 min de leitura
20 Jul
20Jul

Neste texto vamos falar sobre a emissão da nota fiscal de serviços na prefeitura de Guarulhos, iremos esclarecer suas dúvidas, bem como, as curiosidades e obrigatoriedades do sistema emissor. 

O que você vai ver nesse texto: 

  • Como emitir uma nota fiscal de serviços na prefeitura de Guarulhos?
  • Quais são as perguntas que recebemos sobre o sistema emissor?
  • GissOnline – O que é?
  • Para que serve?
  • Como acessar?

Na cidade de Guarulhos, existem muitas empresas prestadoras de serviços registradas. 

Para emitirem notas de prestações de serviços, o município disponibilizou o site do Ginfes

Neste sistema, é possível emitir notas fiscais de serviços prestados, consultar, e até mesmo fazer o cancelamento e substituição destas notas. 

Este sistema está interligado com o GissOnline, que é outro site para consulta de notas fiscais emitidas, recebidas, e até mesmo para emitir a guia do ISS, tendo a obrigatoriedade de fazer o encerramento mensalmente pelo seu contador para que não gere multas para sua empresa. 

Abaixo iremos te ensinar de uma forma bem prática de como emitir nota fiscal no sistema do Ginfes

  • O primeiro passo é acessar o site.
  • Fazer o login com o seu CNPJ ou Inscrição Municipal.
  • Clicar em Emissão de NFS-e conforme a imagem abaixo.

Colocar o CPF ou CNPJ do seu cliente, tomador dos serviços com todas as informações e clicar em Próximo Passo.

  • Após o preenchimento dos dados do seu tomador, agora iremos preencher os campos com as informações do serviço a ser prestado.

Vale ressaltar a importância de você consultar o seu contador antes de emitir a nota fiscal, qual será o valor da alíquota para você informar o valor correto pois pode causar divergência no recolhimento dos impostos na prefeitura. 

O campo da descrição de serviços, fica a critério do prestador, podendo preencher com os detalhes do serviço realizado, o período da prestação, dados do pagamento, dentre outras informações que você optar em colocar.

Conforme a imagem acima, o preenchimento do campo Construção Civil só é obrigatório o preenchimento para as empresas que possuem essa atividade no CNPJ, caso contrário pode deixar em branco e colocar somente o valor do serviço prestado, caso houver algum desconto é interessante preencher este campo também. 

O campo dos impostos federais pode deixam em branco, pois esses impostos são inclusos na guia do DAS que é gerada mensalmente pelo Simples Nacional. 

O campo da retenção de impostos federais, se a empresa for enquadrada no Simples Nacional não deverá ser preenchido, já se a empresa for de outro regime tributário é necessário consultar o seu contador para verificar os valores corretos das alíquotas. 

Após ter feito o preenchimento dos dados, o sistema abrirá um resumo da nota a ser emitida para que você confira todas as informações antes de emitir oficialmente a nota fiscal, é muito importante não pular esta etapa.

Após conferir os dados da nota, pode clicar no botão Emitir Nfse que se encontra no final da página.

Quais são as perguntas que recebemos sobre o sistema emissor?

1.      Posso utilizar o sistema do Ginfes para emitir nota fiscal de comércio?

Não, pois esse sistema é utilizado apenas para a emissão de notas fiscais de serviços prestados.

2.     Consigo cancelar a nota, pois emiti com o valor errado?

Se a nota for emitida no mesmo dia, você consegue estar fazendo o cancelamento. Caso não, terá que entrar com processo administrativo na prefeitura para deferir o cancelamento da nota fiscal, ou até mesmo fazer a substituição da nota emitida.

3.     A prefeitura libera a emissão da nota retroativa, posso emitir?

O sistema libera a emissão da nota retroativa, porém não é recomendado pois pode causar divergências no recolhimento dos impostos do período de competência.

Segue abaixo um modelo da nota fiscal emitida pelo sistema:

Vamos falar um pouco sobre o GissOnline?

O que é?

O Gissonline é um sistema para escrituração fiscal, mais utilizados pelos contadores. Nele é possível verificar as notas emitidas, cancelas, as notas que são recebidas de outros municípios e até mesmo a emissão das guias de ISS. 

É extremamente importante fazer mensalmente o encerramento da competência neste sistema para que não gere multas monetárias para a sua empresa, é necessário ficar atento em relação a isso.

Com o sistema GissOnline, o município introduz o controle de retenção na fonte, evitando a perda da arrecadação e ao mesmo tempo orientando as empresas a procederem de forma correta, a sua escrituração fiscal.

Para que serve?

O sistema é uma ferramenta necessária para empresas e prestadores de serviços, uma vez que os municípios estipulam a obrigatoriedade da emissão de Nota Fiscal Eletrônica de Serviços (NFS-e). 

Por meio do sistema, pode ser solicitada a autorização do AIDF/NFS-e para que os contribuintes possam emitir os documentos fiscais. 

Além de fornecer subsídios para que o administrador público possa fiscalizar o segmento econômico com a correta previsão de ganho ou perda da arrecadação.

O GissOnline é um sistema individualizado, restrito a um acesso de cada empresa no seu município, seguindo as legislações e respeitando o sigilo da informação.

Como acessar o GissOnline?

O acesso é realizado através do site .Para autorizar a liberação, o usuário deve fazer uma solicitação no ambiente do provedor no GissOnline, e em seguida, aguardar que o departamento de fiscalização tributária do governo municipal verifique as informações e valide o seu acesso. 

O acesso é feito através da Inscrição Municipal da empresa e uma senha criada pelo próprio sistema da prefeitura. 

Assim que o acesso for permitido pelo prestador de serviços, o sistema integrará automaticamente os dados do documento ao ambiente eletrônico e fornecerá informações necessária para o preenchimento do cadastro fiscal aos serviços prestados. 

Segue abaixo, uma imagem ilustrativa do sistema GissOnline.


Agora ficou mais fácil de emitir nota fiscal de serviços em Guarulhos, fala a verdade? 

É por isso que você tem que contratar agora mesmo os serviços da ContabilizeAqui, estamos sempre buscando trazer facilidade e praticidade para a sua empresa, contribuindo para que você seja um administrador de sucesso!!

Contabilidade Online é uma nova modalidade de contabilidade

O contador que você busca, só que de maneira prática, inteligente, econômica, mas acima de tudo, humana e de baixo custo, desenhada para pequenas e médias empresas com o objetivo de estar disponível para você, empreendedor! 

Usamos da tecnologia para reduzir seus custos e trabalhamos continuamente para oferecermos um serviço com muita qualidade!

Pensando em abrir empresa?

Fale com nossos especialistas 💙

Autora: Letícia de Estefano

Consultora Fiscal na Contabilizeaqui 


Comentários
* O e-mail não será publicado no site.