Em um belo dia, você efetua uma venda de sua mercadoria para seu cliente, porém ele resolve devolver a mesma por alguma razão e não emite uma nota fiscal de devolução; o que deve ser feito para solucionar esta situação?
Buscando uma Contabilidade Online a Contabilizeaqui deve ser a sua escolha.
A seguir você verá um passo a passo sobre como é simples realizar a entrada do produto novamente em seu estoque e emitir um documento fiscal de devolução, neste caso, através do emissor gratuito disponibilizado pela SEFAZ.
Os primeiros passos, conforme a imagem abaixo, são:
Após preenchido os dados da NF-e, preencher o campo Notas e Conhecimentos Fiscais Referenciados com os dados da nota em que a mercadoria está sendo devolvida.
O próximo campo a ser preenchido é do emitente da nota fiscal, com o CNPJ, inscrição estadual, endereço, regime tributário etc.
Assim que todos os dados estiverem preenchidos corretamente, preencher os dados do destinatário/remetente da nota fiscal, se ele for contribuinte do ICMS marcar a opção 1- Contribuinte ICMS, caso contrário selecionar as opções 2 – Contribuinte Isento ou 3 – Não contribuinte.
Se for contribuinte, preencher com a Inscrição Estadual.
O próximo passo será o preenchimento do campo da mercadoria a ser devolvida.
Que tal Abrir empresa Grátis? A Contabilizeaqui pode te ajudar, clique aqui e saiba como.
Após o preenchimento desses dados, preencher o campo de tributos. Por ser de caráter técnico, consulte seu contador acerca do preenchimento deste campo. Segue uma imagem exemplificando o preenchimento do campo ICMS, após esse campo ainda deverá ser preenchidos os campos, IPI, PIS, COFINS etc.
O próximo passo será no campo Totais, basta calcular e conferir os valores do(s) produto(s) devolvidos, assim como os impostos e tributos.
Verificar o campo de Transporte, e selecionar a modalidade do frete conforme sua necessidade. Se necessário preencher o campo do transportador, retenção de ICMS, veículo, volumes etc.
Já estamos chegando nos últimos passos, um deles é o preenchimento do campo de Informações adicionais, preencher conforme sua necessidade, se for preciso, consultar seu contador sobre as informações.
Como a finalidade é uma devolução, preencher o campo de informações de pagamento conforme a imagem abaixo.
Por fim, checar as informações da nota, salvar e validar. Se ao validar a nota fiscal, o emissor destacar algum erro, é só verificar qual é o problema e corrigi-lo, lembrando que qualquer dúvida é só consultar o contador responsável. Nós do Contabilizeaqui, estamos à disposição para auxiliá-los 😉
Por fim, assinar a nota com seu certificado digital, e transmitir.
Prontinho, foi efetuada a devolução do produto.
Lembrando que existem diversos emissores atualmente, cada um com suas particularidades. Utilizamos esse modelo para o passo a passo. Também, como exemplo, utilizamos uma empresa do Simples Nacional.
Qualquer dúvida estamos à disposição!
Texto escrito por:
Monise Gatti - Líder Fiscal na Contabilizeaqui