Em meio a tantas mudanças e evoluções tecnológicas, o certificado digital vem sendo muito citado no meio contábil. Muitos sites e programas requerem seu uso para inúmeras operações de extrema importância às empresas.
O certificado digital é um dos meios mais seguros de realizar a assinatura digital de diversos relatórios, contratos, declarações e também pode proteger muitas empresas de fraudes e processos lentos e burocráticos.
O certificado digital obtém diversas informações por meio da criptografia de dados, onde ele garante a autenticidade da “assinatura” da empresa.
Os formatos mais comuns utilizados pelas empresas são o A3 e o A1.
O que diferencia um do outro é que o A3 tem uma durabilidade maior, ele tem a validade de 3 anos. E é um modelo de cartão que necessita de uma leitora.
Já o modelo A1 é instalado direto no computador, não tendo a necessidade de uma leitora, e o seu prazo para vencimento é de 1 ano. Ambos precisam de uma senha de segurança.
Uma empresa no estado de São Paulo apenas consegue transmitir uma NF-e efetuando a assinatura com o certificado digital. Alguns municípios também, apenas permitem o acesso para emissão de notas de serviços com ele.
Segue alguns exemplos de processos onde utilizamos o certificado digital:
Utilizamos o modelo A1, onde tanto a contabilidade quanto a empresa conseguem ter acesso a ele. Se você, empreendedor ainda está em dúvida sobre a necessidade do uso do certificado digital, nós do Contabilizeaqui estamos a disposição para lhe auxiliar, e orientá-los em todos os processos.
Também, temos parceria com alguns certificados, podendo oferecer descontos para nossos clientes adquirirem seu certificado digital.
Qualquer dúvida, é só entrar em contato conosco em algum dos nossos canais de atendimento.
Texto escrito por:
Leandro Batagin - Sócio idealizador na Contabilizeaqui