3 min de leitura
22 Jul
22Jul

Você sabe o que é Capital Social? Já ouviu falar? Quer abrir uma empresa e tem dúvidas em relação a esse assunto? Temos a certeza que esse texto irá te ajudar!!

O que você verá nesse texto?

  • O que é Capital Social?
  • Tem valor mínimo para o Capital Social de uma empresa?
  • Como saber o valor do Capital social que devo investir na minha empresa? Como definir?

O que é Capital Social?

Entende-se por Capital Social todo valor bruto disponibilizado para abrir um negócio e mantê-lo funcionando até que gere lucros. 

Esses valores podem ser tanto quantias em dinheiro quanto bens, como por exemplo, computadores, impressoras, mobiliários, valores necessários para contratação de serviços terceiros, entre outros.

Tem valor mínimo para o Capital Social de uma empresa?

Se a sua empresa for Microempresário Individual (MEI), Empresário Individual (EI), Sociedade Limitada (LTDA), Sociedade Limitada Unipessoal, não há nenhuma legislação que obrigue um valor mínimo de Capital Social.

Como saber o valor do Capital Social que devo investir na minha empresa? Como definir?

O correto é que o Capital Social de uma empresa seja determinado tendo como base a estimativa dos valores necessários para sua abertura e funcionamento.

No entanto, é bastante comum não conseguir chegar a um número exato, ou que o empreendedor tenha pressa de obter seu CNPJ e em muitos casos esses planejamentos é deixado de lado.

Nós da ContabilizeAqui, sempre orientamos todos nossos clientes a ter no mínimo o valor dos custos para abrir o CNPJ, mas entendemos que na verdade quando se fala em Capital Social, a análise deve ser mais detalhada.

Vejamos um exemplo:

Você decidiu abrir um Depósito de Bebidas, inicialmente, para abrir esse negócio seria necessário saber os gastos legais para abertura do CNPJ, os produtos para a revenda (Estoque), máquinas e equipamentos para conservação e os demais utensílios para manter o produto como freezer, geladeiras e outros. 

Portanto, capital social inicialmente investido, abrangeria toda a pesquisa dos itens acima, e uma margem para manter a empresa até que a mesma tenha lucro.

Obs: Vale lembrar que cada modalidade de CNPJ tem uma legislação específica, então, essa questão sobre o porte da empresa também deve ser analisada. 

Após todos esses tramites serem seguidos, o capital social deve ser registrado no contrato social da empresa, especificando a porcentagem de cada sócio (caso seja uma sociedade) e valores e ou bens que devem ser integralizados. 

Portanto, a função do Capital Social é garantir o funcionamento de uma empresa durante o período em que ela ainda não dá retorno financeiro.

Vale ressaltar que quando o sócio da empresa definir o capital social seja valor em espécie, ou bens, ele deve ter como comprovar a origem desse investimento.

Integralizar o capital social, seria transferir o valor da conta do sócio (pessoa física), para a conta da empresa (pessoa jurídica). E quando bens, devem também transferir o bem para o CNPJ da empresa.

Agora que já sabe o que é e como definir o valor do Capital Social da sua empresa, entre em contato com a ContabilizeAqui, iremos te dar todo o suporte em 100% do processo de abertura da sua empresa.

Contabilidade Online é uma nova modalidade de contabilidade

O contador que você busca, só que de maneira prática, inteligente, econômica, mas acima de tudo, humana e de baixo custo, desenhada para pequenas e médias empresas com o objetivo de estar disponível para você, empreendedor! 

Usamos da tecnologia para reduzir seus custos e trabalhamos continuamente para oferecermos um serviço com muita qualidade! 

Pensando em abrir empresa?

Fale com nossos especialistas 💙

Autora: Mariane Rodrigues

Líder Contábil na Contabilizeaqui 


Comentários
* O e-mail não será publicado no site.