Missão, visão e valores. Por que tão importantes? Como definir?


7 min de leitura
13 Nov
13Nov

Nesse texto, vamos explicar tudo o que precisa saber sobre a ferramenta de gestão organizacional Missão, Visão e Valores. Te fazer entender que tendo esses pilares definidos, sua empresa estará no caminho certo!


Ao elaborar esses pilares, precisa ser cuidadoso, pois em muitos casos a ferramenta não é bem-vista pelos colaboradores e em algumas vezes chega a ser motivo piadas internas, pois a realidade não condiz com o que está determinado na Missão, Visão e Valores das empresas.

Primeiro vamos entender o significado de cada termo, como definir na sua empresa e alguns exemplos. 

Mas, o que é planejamento estratégico?


Planejar é traçar um plano, uma meta para alcançar determinado objetivo. Planejamento estratégico dentro de uma empresa, significa traçar todo processo de criação para alcançar os objetivos. Planejamento é basicamente a metodologia a ser criada, exemplo: 

Para chegar no meu objetivo de vender o meu produto ou serviço, eu preciso diferenciá-lo da concorrência e fazer com que os meus clientes me conheçam. Quando eu defino meu ponto de partida e meu objetivo, meu planejamento está definido. 

Quando se fala estrategicamente, basicamente é a criatividade, ou seja, o que eu devo fazer para que o meu produto ou serviço tenha um diferencial quando comparado a concorrência e como vou fazer para que meus clientes tenham ciência desse diferencial. 

A junção do planejamento e da estratégia, é basicamente o que norteia a criação dos pilares administrativos Missão, Visão e Valores de uma empresa

Com base nisso vamos explicar no detalhe sobre Missão, visão e valores.  

Missão


É o propósito de a empresa existir. É sua razão de ser. O primeiro passo para determinar a missão de uma empresa, é a resposta da pergunta: 

Para que minha empresa existe? 

Para responder essa pergunta, deve-se levar em consideração alguns pontos: 

  • Qual meu objetivo, minha função com a entrega ao cliente?
  • O que minha empresa vai agregar a sociedade ou até mesmo a comunidade?
  • Qual é o diferencial competitivo e metas?

Alguns especialistas dizem que a missão de uma empresa deve ser uma frase curta e de impacto, que fique na cabeça das pessoas, e sempre que a frase for dita, será assimilada a sua empresa. 

A missão é a identidade da organização, sua essência! Ela deve existir não apenas para entrega de produtos ou serviços, não deve procurar clientes  e sim criar produtos ou serviços para clientes. 

O consumidor procura por benefícios, e atualmente esses benefícios devem ter um diferencial quando comparado à concorrência. 

Exemplos inspiradores de missão

Google: Organizar informações do mundo e torná-las mundialmente acessíveis e úteis. 

Facebook: Dar as pessoas o poder de criar comunidades e aproximar o mundo. 

Disney: Criar um mundo onde todos possam ser crianças. 

3M: Solucionar problemas ainda não solucionados. 

Nike: Vender artigos esportivos, buscando inovações tecnológica proporcionando conforto para seus clientes.

Apple: A Apple está comprometida a levar a melhor experiência de computação pessoal a estudantes, educadores, profissionais criativos e a consumidores do mundo todo através de seu hardware, software e serviços de internet inovadores.

No vídeo abaixo Simon Sinek explica a importância da maneira de se comunicar com os seus clientes e como a Apple faz isso.

Visão

A Visão de uma empresa, é o que ela deseja ser em um determinado espaço de tempo, onde ela deseja chegar, sua meta. 

Quando falamos de visão, falamos também sobre estratégia da empresa. Como assim estratégia? 

Ao determinar a visão de uma empresa, deve-se tomar o cuidado para não ser nada utópico, um sonho inalcançável, deve ser estrategicamente calculada, pois deve ser algo palpável, que motive a equipe para no dia a dia, todos os esforços sejam para alcançar esse objetivo. 

Basicamente, a visão de uma empresa deverá conter os sonhos de todos, ser algo inspirador, pois quando algo é inspirador, ela faz com outras pessoas desejem sonhar junto, participar do processo, planejar cada passo para que o objetivo seja alcançado. A visão está alicerçada na cultura organizacional, pois como já vimos antes, ela servira de inspiração, motivando e orientando. 

Alguns exemplos inspiradores de visão: 

Seara: Ser reconhecida como uma empresa de excelência no mercado brasileiro e internacional, por processar e comercializar produtos de alta qualidade, em todos os seus segmentos e marcas comerciais, e continuando a se expandir no mercado em que atua no Brasil e no Exterior, com o compromisso de aperfeiçoamento contínuo de seus produtos e com o desenvolvimento sustentável e rentabilidade nos seus negócios. 

Mercedes Benz: Nosso objetivo é ser referência como empresa produtora e fornecedora brasileira dos melhores veículos comerciais, agregados, automóveis, componentes e serviços. Buscamos atender às necessidades e expectativas dos nossos clientes e criar valor para nossos acionistas e demais públicos com os quais nos relacionamos. 

Kopenhagem: Ser um grupo competitivo que atue de forma abrangente no segmento alimentício, através de um portfólio de produtos com qualidade, representado por marcas fortes, com características e propostas únicas. 

Cacau Show: Ser a maior e melhor rede de chocolates finos do mundo, oferecendo aos seus clientes e parceiros uma relação duradoura, com foco no crescimento, rentabilidade e responsabilidade socioambiental. 

Natura: A Natura, por seu comportamento empresarial, pela qualidade das relações que estabelece e por seus produtos e serviços, será uma marca de expressão mundial, identificada com a comunidade das pessoas que se comprometem com a construção de um mundo melhor através da melhor relação consigo mesmas, com o outro, com a natureza da qual fazem parte e com o todo. 

Valores


Após a definição da missão e visão da empresa, é necessário a definição dos valores. Os valores de uma empresa estão embasados, das crenças e comportamentos que dão personalidade à empresa, são as motivações, é o que a faz ser o que é, o que ela ocupa no mercado com foco nos objetivos. 

Quando os valores são definidos, significa que com base nesses valores que vão orientar os comportamentos dos funcionários de vários níveis hierárquicos, assim como as diversas tomadas de decisões. Norteia, orienta como será o ambiente de trabalho o tratamento entre os colaboradores, quais as regras. Deve ser algo claro, que assim como a visão, também sirva de inspiração, os valores em muitas das vezes podemos até dizer que seria como a ética da empresa. 

Para simplificar, os valores, é a forma que a empresa deseja ser vista e reconhecida diante do mercado e da sociedade como um todo. 

Alguns exemplos inspiradores de Valores: 

Adidas: Incentivo à disciplina e à humildade; Inclusão em todas as comunidades globais; Autenticidade; Comprometimento; Honestidade. 

Coca-Cola: Inovação; Liderança; Responsabilidade; Integridade; Paixão; Colaboração; Diversidade; Qualidade.

Gerdau: Segurança das pessoas acima de tudo; Respeito; Comprometimento; Excelência com simplicidade; Foco em resultados; Integridade com todos os públicos; Sustentabilidade econômica, social e ambiental.

Banco Itaú: Só é bom para gente, se bom para o cliente; fanáticos por performance; Gente é tudo para a gente; O melhor argumento é o que vale; Simples. Sempre; Pensamos e agimos como donos; Ética é inegociável. 

Petrobrás: Resultados; Superação e confiança; Respeito a vida; às pessoas e ao Meio Ambiente; Ética e transparência; Orientação ao mercado. 

Após a criação da Missão, Visão e Valores, a empresa acaba de definir sua identidade, esses fundamentos devem sempre serem lembrados por seus gestores e toda a equipe. É aconselhável também sempre que possível sejam feitas avaliações para saber se a empresa está no caminho certo e seguindo o que foi determinado na Missão, Visão e Valores. 

Métricas definidas, o que faço depois?

O planejamento estratégico é um fator de extrema importância na definição dessas métricas, pois em todas elas a estratégia é quase que primordial.  

Atualmente, principalmente com as mudanças tecnológicas que interferem diretamente em qualquer organização, o mercado está em constante evolução, e as organizações também devem acompanhar essa evolução e caso seja necessário as empresas podem redefinir a Missão visão e valores da empresa. 

Após todo planejamento definido, foco, pois o caminho não será fácil! 

O primeiro passo será abrir a empresa mas antes é aconselhável entender os sistema tributário brasileiro, e os tipos mais comuns de tributação que são MEI, Simples Nacional e Lucro Presumido.


Nossa....desaminei agora!

Fica tranquilo, no nosso blog você encontrará textos como:

1) 5 passos para abrir sua loja virtual do zero

2) Abra seu negócio, gastando pouco ou quase nada

3) Top 10 para marcar um golaço na Abertura do seu próprio negócio

4) Empreender na Pandemia


Se ficou com alguma dúvida, já sabe neh? Só escrever nos comentários 😁


Esse texto foi escrito por 

Mariane Rodrigues

Líder Contábil na Contabilizeaqui


Comentários
* O e-mail não será publicado no site.