Escritório de Contabilidade Online para abertura de empresas!


5 min de leitura

Quando comparamos diversas empresas, de diferentes setores, com certeza temos um fator em comum, e sabe qual é?

Todas elas começaram do nada, sem recursos, apenas baseado em uma ideia dos seus sócios.

E os escritórios de Contabilidade Online tem um papel importante nisso, continue lendo o nosso texto que explicarei o motivo.

 Os custos iniciais podem desmotivar qualquer empreendedor

Os custos iniciais podem desmotivar qualquer empreendedor

Imagine a seguinte situação: Você atualmente trabalhando em um lugar, mas que por diversos motivos, chega a conclusão que não quer mais fazer isso da sua vida, entre diversas saídas possíveis, uma delas seria empreender.

 Aí você começa a pensar no que você quer empreender. Passado um tempo, você tem aquela ideia, após ter a ideia brilhante, o segundo passo é checar se já existem empresas que fazem isso, então você recorre ao maior site de busca do planeta, ou seja, o Google, feito isso você pode também consultar o site de INPI – Instituto Nacional da Propriedade Intelectual, caso você não encontre nada (digamos que é algo bem raro de acontecer), você precisará abrir uma empresa e neste caso será uma Start Up[1].


 [1] Vale um comentário aqui, pois hoje existe uma banalização do termo Start Up. Nós compartilhamos da definição apresentada por Eric Ries no livro A Start Up Enxuta, onde Start Up é quando se abre uma empresa em um cenário de total incerteza, ou seja, se você está abrindo uma empresa no qual está copiando um modelo, modificando, mas de algo que já existe no mercado, a sua empresa não seria uma Start Up

 

Preciso abrir empresa, e agora?  

Preciso abrir empresa, e agora?

Independentemente de ser o não Start Up, você precisará abrir a sua empresa, aí fica a dúvida, preciso ou não de contador?

Via de regra você não precisa do contador, porém devido ao alto risco e volume de formulários que precisam ser preenchidos, não compensam os empresários demandarem tempos com isso.

Outro ponto importante é que o Contabilizeaqui, possui planos e um deles o empresário paga apenas as taxas do Governo, ou seja, não são cobrados os serviços de Abertura.

 Se você quiser entender melhor o nosso compromisso com o empreendedor Brasileiro, acesso o nosso post Contabilidade Online: Como o Contabilizeaqui vem auxiliando os empreendedores do Brasil .

Mesmo sabendo de tudo isso, o nosso amigo empreendedor, decidiu fazer a abertura da sua empresa. O primeiro impacto foi a sopa de letrinhas que ele encontrou, tais como, capital social, EI, EIRELI, razão social, entre outros. Após uma busca na internet, ele localizou um post nosso que explica detalhadamente cada um desses termos. Ele entendeu o significado de cada um, ficou um pouco assustado, mas decidiu seguir.

Passado essa fase, ele descobriu que existia:

  1. Viabilidade para ser solicitada: Essa fase basicamente é quando você diz para a prefeitura da sua cidade, vou abrir uma empresa nesse número de IPTU, OK? E infelizmente as regras para as prefeituras em nosso país não são uniformes e cada prefeitura possui a sua.
  2. Junta Comercial: Nessa fase deverá ser preparada toda a documentação que será assinada e reconhecida firma. Existe toda uma regra para assinar, autenticar e reconhecer firma desses documentos, caso isso não seja feito como a Junta comercial queira, o processo poderá ser recusado, o que chamamos de Exigência e caso não apresentado em 30 dias, o processo precisa ser reiniciado novamente e perde-se os valores das taxas pagas. Nessa fase são criados o Requerimento do Empresário ou Contrato Social.
  3. Inscrição Municipal: Dado tudo certo na fase na Junta Comercial, o empreender já terá o seu CNPJ em mãos, mas ainda não conseguirá emitir notas fiscais, pois ainda precisa solicitar a Inscrição Municipal, que nada mais é que um código interno do município para a empresa realizar emissão de notas fiscais de serviços. 
  4. Simples Nacional: Após a obtenção da inscrição municipal, deve ser solicitado o Simples Nacional, obviamente para as empresas que forem optantes dessa tributação. Como o Simples Nacional, na maioria dos casos é a melhor opção em termos tributários, listamos aqui, pois a grande maioria dos empreendedores passará por essa etapa.
  5. Outras Licenças: Após o Simples Nacional, dependendo da atividade da empresa, o nosso amigo empreendedor precisará tirar licenças para o funcionamento da sua atividade, como vigilância sanitária, alvará do corpo de bombeiros, entre outros.

E como um escritório de Contabilidade Online pode ajudar?

O primeiro item é que o nosso escritório de Contabilidade Online possui planos no qual o cliente só paga as taxas do governo, não tendo nenhum custo adicional com a abertura de empresa.

Outro fator relevante é que nossa empresa realiza dezenas de aberturas por ano, sendo assim estamos acostumados com a burocracia e exigências dos órgãos municipais, estaduais e federais, o que facilita muito no andamento do processo. Para você entender como funciona o processo aqui:

1) O cliente Faz o Cadastro em Nosso Site;

2) Após liberado o acesso a nossa plataforma (que ocorrem em até 48 horas), nós enviaremos a lista de informações que precisaremos para iniciar os nossos trabalhos;

3) Com as informações em mãos, solicitamos a Viabilidade e preparamos as documentações da Junta Comercial;

4) Encerrado a fase da Junta Comercial, solicitamos também a Inscrição Municipal, o Simples Nacional e outras licenças que o cliente possa precisar.

Com a nossa experiência, todo esse processo gira em torno de 20 a 30 dias, e o cliente pode focar no seu projeto inovador e deixar a parte burocrática com a gente.

Conclusão

O processo de abertura de empresa no Brasil é demorado e burocrático e via de regra não precisa ser feito por um contador.

Nesse cenário o Contabilizeaqui criou programas de abertura de empresa no qual o empreendedor pode escolher a melhor opção para a sua empresa.

Acreditamos que se diminuirmos o custo de abertura de empresa para o empreendedor, nós estamos incentivando o empreendedorismo e propiciando mais opções para o consumidor.

Criamos um processo de abertura de empresa 100% Online e prático, de maneira que os nossos clientes deixam a parte burocrática com a gente, podendo focar nos seus negócios.


 Leandro Batagin

Sócio Idealizador do Contabilizeaqui

Contabilizeaqui é uma contabilidade online inteligente, prática, humana e de baixo custo, desenhada para pequenas e médias empresas. Está querendo abrir empresa ou busca um contador online, Contabilizeaqui.

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.