Como emitir uma nota fiscal de serviço no sistema Ginfes.
Diversos municípios em diversos estados do Brasil utilizam o sistema Ginfes - Gestão Inteligente da Nota Fiscal Eletrônica de Serviço.
Esse sistema é usado para emitir nota fiscal de serviço eletrônica, também existe o GissOnline, que e um sistema integrado ao Ginfes e é utilizado para escrituração de notas, de serviços prestados/tomados, emissão de guias de ISS, etc.
O foco deste post é oferecer um auxílio bem prático para emitir uma NFS-e.
O acesso é feito através do site http://nome-do-municipio.ginfes.com.br, como por exemplo: http://capivari.ginfes.com.br.
Vamos lá, após acessar o site conforme indicado acima, você irá clicar em acesso exclusivo –Prestador, e logar com seu CNPJ ou Inscrição Municipal, e senha.
Após ter efetuado o login, é só clicar em NFS-e e emitir no campo esquerdo da tela, abrindo assim, a seguinte tela:
Primeiro passo, não tem segredo nenhum, é apenas selecionar o tipo de tomador (cliente), e preencher com os dados que o sistema solicita, como CNPJ/CPF, endereço, etc. Iremos para o segundo passo. Que é o preenchimento das informações do serviço prestado.
Neste campo será preciso efetuar o preenchimento das informações da data do serviço prestado, e o local da prestação. O campo de discriminação do serviço será preenchido conforme as atividades que a empresa realizar. Ao passar o mouse pela opção aparecerá o nome da atividade em que cada código se refere. O campo alíquota, se refere ao ISS, o mesmo poderá ser retido ou não, depende do serviço realizado e também como o serviço foi realizado, consulte seu contador qual a forma em que deverá preencher este campo. E também qual alíquota informar.
O preenchimento do campo de Descrição ou código de serviço, deverá ser preenchido conforme sua necessidade, poderá destacar detalhes do serviço prestado, forma de pagamento, entre outras informações.
Se a atividade realizada for referente à construção civil deverá ser preenchido e selecionado conforme a obra cadastrada.
Já o campo dos valores, deverá ser preenchido com o valor total do serviço, e também, se houver deduções ou descontos deverão ser preenchidos os campos.
Já o campo dos Impostos Federais, o preenchimento dependerá do regime de tributação que sua empresa for enquadrada, por exemplo, o MEI não irá preencher este campo.
Após odos os campos acima estiverem preenchidos será dado o totalizador, da base de cálculo, valor líquido da nota e do ISS a pagar se for o caso.
Após todos os campos estarem preenchidos corretamente, basta clicar em Emitir Nfse. Abaixo segue um modelo de como é uma nota fiscal de serviço emitida pelo sistema Ginfes.
Viu como é fácil? Se ainda restar alguma dúvida, nós do Contabilizeaqui estamos a disposição para auxiliá-los.
Monise Gatti
Consultora Tributária