O que é cnae? Qual Atividade eu posso colocar no meu CNPJ?


4 min de leitura
21 Oct
21Oct

O Brasil é um país de empreendedores e com a pandemia do Covid - 19, isso ficou mais intensificado ainda. 

Segundo boletim do Governo Federal do primeiro quadrimestre de 2021 forma abertas 1.392.758 empresas o que representa um aumento de 17,3% em relação ao primeiro quadrimestre de 2020.

Pois é.... e você aí enviando currículos e mais currículos de emprego....

Se você analisar a lista dos maiores milionários do mundo, eles tem algo em comum. Sabe me dizer o que é?

Fizeram faculdade de ponta?

Não.

Nasceram Ricos?

Não.

Possuem QI acima da média?

Não.

TODOS ABRIRAM A SUA PRÓPRIA EMPRESA!

Vamos empreender então ????


Após decidir que o empreendedorismo pode ser a solução, uma dúvida muito comum entre os empreendedores é :

Qual Atividade eu posso utilizar e colocar no meu CNPJ?


Se você está sem ideias de como abrir ou seu negócio, recomentados a leitura do texto : Abra o seu próprio negócio gastando pouco ou quase nada

Mas....se você sabe qual o negócio quere abrir, porém não sabe quais atividades escolher, continue comigo que te ensinarei 😎.

Passo a passo para escolher as atividades

1) Entenda o que é cnae

Para constituição de uma empresa, primeiramente, deve-se existir uma operação a ser realizada. Essa operação pode ser uma prestação de serviço, uma comercialização de produtos ou até mesmo a fabricação deles. Cada atividade possível de ser desempenhada possuí um código padronizado para identificação, é o que chamamos de CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) e sua numeração pode ser facilmente encontrada no site do IBGE

Na aba atividades, campo busca, é possível localizar o código da atividade pela descrição da mesma, por exemplo, ao escrever artesanato é listado os resultados dos cnaes encontrados, podendo escolher mais de um código se assim for utilizado:

2º Decisão: Escolha da forma de constituição:

Os tipos de empresas existentes são: 

MEI – Microempreendedor Individual: O popularmente conhecido como melhor cenário pelo custo baixo em relação aos impostos. 

Este regime especial de tributação possui regras específicas que, quando não cumpridas incorre na obrigação do desenquadramento para outro tipo de empresa. 

O faturamento anual permitido é R$ 81 mil, salvo se a abertura ocorrer no curso do ano, devendo o mesmo ser proporcional.

Exemplo: Se a abertura da empresa ocorrer em março/2021, neste ano calendário seu faturamento anual permitido será de 81.000 /12 x 10 meses = R$ 67.500,00. 

Além do limite de faturamento, não é permitido incluir sócio na empresa, bem como efetuar a contratação de mais de um funcionário. 

É um tipo de constituição mais restritiva. O site para a consulta das atividades permitidas está disponível neste link

EI – Empresário Individual: 

Esta categoria permite um maior leque de atividades, é composta por um único empresário e, dependendo da escolha do porte, pode-se faturar até 78 milhões. 

É importante destacar que, identificadas dívidas sobre a empresa, o patrimônio pessoal do sócio poderá ser afetado para devida regularização, pois neste tipo de constituição não existe separação entre capital da empresa e capital individual.

EIRELI – Empresa Individual de Responsabilidade Limitada: essa modalidade foi extinta em 2021

SLU – Sociedade Limitada Unipessoal: 

Basicamente, a SLU possuí as características de uma EIRELI, com a diferença de não possuir um valor mínimo para a integralização do capital social, bem como não possuir a obrigatoriedade de realizar a integralização no ato da constituição, podendo ser feito a prazo. 

LTDA – Sociedade Empresária Limitada: 

Pode ser composta por uma diversidade de sócios, sendo que cada um deles terá a sua participação e responsabilidade limitada conforme investimento. Na elaboração do contrato social, o investimento receberá o nome de quotas, sendo devido a integralização pelos sócios em concordância com sua parte. 

Não há limite de valor para a formação do capital social e, em casos de falência, o patrimônio pessoal dos sócios estará protegido. 

RESUMINDO:


1) Consulte se a atividade que você vai realizar pode ser MEI, clicando aqui

2) Se não puder ser MEI, consulte as suas atividades no site do IBGE (conforme explicamos acima), clicando aqui.


O QUE RECOMENDAMOS

O Brasil é um dos países mais burocráticos do mundo, por isso o processo de abertura de empresa pode ser complexo e difícil para iniciantes.

Recomendamos a leitura dos seguintes textos, antes de você iniciar o processo de abertura de empresa:

1) Manual abertura de empresa: Clique aqui

2) MEI: Manual Completo 2021: Clique aqui

3) Simples Nacional: Como Funciona? Clique aqui

4) Certificado Digital: O que é? Porque é tão importante para as empresas: Clique aqui

5) Como o DDA pode facilitar o dia a dia da sua empresa? Clique aqui


Se quiser abrir a sua empresa Grátis e não ter dor de cabeça, chame nosso time de especialistas clicando no ícone do whatsApp ao lado.


Gostou no nosso post? Sentiu falta de alguma coisa ? Escreva nos comentários.

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.