7 benefícios que uma contabilidade em dia pode proporcionar para a sua empresa


6 min de leitura

Com a crescente pressão sobre as empresas para serem mais lucrativas e mais competitivas no mercado, a habilidade de saber como você, empresário, está se saindo, é mais importante do que nunca. 

Desta maneira, ter uma contabilidade em dia deixou de ser um item de importância secundária dentro das empresas, tornando-se uma ferramenta essencial para a gestão e parte vital do fluxo de trabalho diário de seu negócio.

O acompanhamento das transações dentro do seu negócio deve ser realizado se possível diariamente, pois deste modo será possível identificar áreas que possivelmente estão indo bem, assim como as áreas que exigem que você faça algumas alterações. Este processo te garantirá uma tomada de decisões mais assertiva, de acordo com as necessidades encontradas. 

Para realizar tudo isso, basta você ter as suas informações financeiras o mais precisas e atualizadas possível.

Nos dias de hoje, como Benjamin Franklin certa vez disse, tempo é dinheiro. 

Com que frequência você usa as informações de sua contabilidade na gestão de sua empresa? 

Você está recebendo as informações na velocidade em que elas ainda são úteis? 

E o mais importante, você fornece toda a documentação solicitada pelo seu escritório de contabilidade?

Está última pergunta é de total relevância, pois quando sua contabilidade se dá de forma terceirizada, as informações que você receberá para a gestão serão um reflexo direto dos dados fornecidos por você, gestor da empresa.

Nós, do Contabilizeaqui, elaboramos uma lista de 7 benefícios que uma contabilidade em dia pode proporcionar para sua empresa.

1) Informações precisas para a tomada de decisões

Um dos benefícios da contabilidade é que ela organiza todos os tipos de dados que sua empresa gera, que ao primeiro momento, podem parecer muito complexos. Ela não apenas processa um grande volume de dados, mas também os classifica e resume em relatórios e consultas que são valiosos para a gestão de seu negócio. Ninguém quer olhar páginas e mais páginas de dados e se perder nelas. 

Na contabilidade, os dados são organizados de tal forma que, se você estiver procurando por uma determinada informação específica, você poderá encontrá-la facilmente. Por exemplo, se você quiser saber quanto é a despesa do seu material de escritório neste ano, você acessa a conta que acumula essas informações e obtém as informações necessárias.

2) Substituição de processos que não funcionam

 Um processo é definido como um grupo de atividades que convertem entradas em saídas, usando recursos organizacionais. Os processos de cada organização variam em escala, de eficazes a ineficazes, e eficientes a ineficientes. 

Quantas vezes você, empresário, recebeu um produto ou serviço adequado, mas o suporte ao cliente foi tão ruim que você nunca comprou outro produto dessa empresa?

Ter uma contabilidade em dia possibilita aprimorar suas metodologias, possibilitando uma melhoria de processos, que podem resultar em enormes economias diretas e indiretas para os processos de suporte de uma organização. 

No entanto, o maior benefício vem em uma melhoria geral da imagem da organização, uma vez que é realizada pelo cliente. Uma imagem melhorada pode trazer grandes poupanças e melhorar a quota de mercado.

3) Capacidade de ser mais eficaz e eficiente na gestão do seu negócio

Sua empresa está funcionando sem problemas, mas você sabe que as coisas poderiam ser melhores? 

Às vezes, o projeto fica suspenso por alguns dias, ou reuniões que pareciam produtivas e úteis agora parecem se arrastar por horas, como rodas girando na lama? Como você pode corrigir esses tipos de problemas?

A resposta se dá em concentrar em melhorar a eficiência e a eficácia do seu negócio, utilizando informações estratégicas fornecidas pela sua contabilidade. Estas informações serão muito úteis tanto na hora de negociações com seus clientes e fornecedores, na hora de se analisar a lucratividade de sua linha de produtos e/ou serviços, ou mesmo quando você decidir expandir seu negócio. 

Todas as decisões deverão ser tomadas baseadas em informações sustentadas por uma base sólida de dados, fornecidas pelo seu escritório de contabilidade.

4) Correção mais rápida de preços, contratações, estocagem e erros de margem de lucro

Obviamente, o ambiente perfeito de muitos empresários é aquele onde no qual só ele oferece um determinado produto e/ou serviço. Infelizmente, na vida real não é assim que acontece. 

Diariamente, novos produtos e serviços são lançados no mercado, cada um com suas particularidades, vantagens e desvantagens. Diante disto, cabe à cada negócio a análise dos preços aplicado por ele, assim como seus custos, suas políticas de preços, e suas margens de lucros.

Todas essas análises só podem ser realizadas à partir do momento que a empresa mantém uma contabilidade em dia, pois possibilita que movimentos estratégicos sejam realizados em tempo real, como por exemplo, aumento ou diminuição do estoque, contratação de novos colaboradores, dentre outros.

5) Propicia linhas de créditos e de financiamento mais vantajosas nas instituições financeiras

Como se bem sabe, atualmente existem basicamente duas formas de se conseguir alavancar os resultados de um negócio. 

A primeira forma é abrindo o capital da empresa na bolsa de valores, possibilitando assim a entrada de novos sócios, e consequentemente a entrada de recursos, provenientes dos mesmos. 

A segunda forma é procurar linhas de crédito em instituições financeiras, assumindo a obrigação de devolução não só do valor inicial do empréstimo, mas também um percentual do valor em forma de juros para estas mesmas instituições.

Pelo fato da primeira forma ser bem burocrática e rígida, a segunda forma é a mais utilizada no dia a dia das pequenas e médias empresas. Mas neste caso, o empreendedor poderá encontrar alguns obstáculos para a tomada da linha de crédito, tais como: faturamento na empresa, dívidas perante à Receita Federal, falta de demonstrações que mostram a saúde financeira da empresa, dentre outros.

Por estes motivos é essencial manter uma contabilidade em dia, pois desta forma, além de conseguir o empréstimo necessário, as taxas de juros que serão usadas nestas operações serão substancialmente menores.

Isto se dá por causa da aplicação do conceito risco x retorno por parte do banco, ou seja, quanto maior for a falta de informações da empresa na hora da contração de uma linha de crédito, maior será o risco do banco emprestar o dinheiro, então automaticamente maior será a taxa de juros aplicada à operação.


6) Ter a possibilidade de obter isenções tributárias

Uma isenção tributária é um tipo de dedução ou crédito permitida pela administração pública à determinadas empresas – ou setores específicos da economia , destinada a reduzir o encargo do contribuinte, enquanto o mesmo exercer atividades que apoiam certos tipos de atividades comerciais. 

Estas isenções podem ter a forma de redução de alíquota do imposto, de isenção, de imunidade, de compensação, etc. Naturalmente que cada caso é um caso, mas de modo geral, se sua empresa mantém uma contabilidade regular, as possibilidades de se ter incentivos fiscais multiplicam.

7) Estar amparado perante possíveis fiscalizações da Receita Federal

Uma das principais obrigações quando se trata de finanças é manter em dia toda a papelada, para evitar eventuais multas. 

Para algumas pessoas, isso já faz parte do seu dia a dia, sendo algo que elas se sentem satisfeitas em fazer por si só. Para outras, ter um contador, ou um escritório de contabilidade,  faz mais sentido e se faz também mais necessário, pois desta maneira, elas não precisam se preocupar com o calendário de datas das entregas, ou estar familiarizados com a legislação mais recente.

Ter uma contabilidade em dia, seja com ou sem o auxílio de um contador, além de ajudar a manter um equilíbrio financeiro mais saudável - evitando multas que podem variar entre R$ 50,00 à valores proporcionais ao faturamento da empresa -, ampara sua empresa seja alvo de alguma fiscalização da Receita Federal, seja tributária, trabalhista, ou de qualquer outro tipo.

Conclusão

Estes foram somente alguns dos benefícios que ter uma contabilidade em dia proporciona. Inúmeros outros poderiam ser citados, mas o mais importante é que independente do porte ou do regime de tributação de sua empresa, manter uma contabilidade em dia é de fundamental importância para a sua gestão, possibilitando um melhor posicionamento no mercado, e um melhor controle nas suas rotinas diárias, estando sempre dentro das exigências legais.


E então, entendeu os benefícios de uma contabilidade em dia? Se você achou esse conteúdo útil e interessante, não deixe de compartilhá-lo nas suas redes sociais!


Alex Almeida

Consultor Contábil

Contabilizeaqui é uma contabilidade online inteligente, prática, humana e de baixo custo, desenhada para pequenas e médias empresas. Está querendo abrir empresa ou busca um contador online, Contabilizeaqui. 

Contabilizeaqui

Av.: Pio XII, 100 – Centro, Capivari/Sp – 13.360-000

Fixo: + 55 19 3492 7383 | + 55 19 3492 7397

Fixo: + 55 19 3491 4523 | + 55 19 3491 2210

 

Site: www.contabilizeaqui.com.br

E-mail: contato@contabilizeaqui.com.br

Horário de Atendimento: 07:30 às 11:30 – 12:45 às 17:30.

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.